CÔRTE

DESOCUPADO OU RESERVADO?

Uma grande diferença entre o Namoro e a Corte diz respeito ao cuidado com a vida enquanto estamos solteiros. O Namoro prega a total liberdade, podemos estar com quem quisermos até achar o que é nosso, já que somos solteiros e não estamos ocupados. Mas há diferença entre não estar ocupado e estar reservado.

Existem pessoas que estão ocupadas, são casadas. Mas o jovem que não é casado está reservado, há alguém que Deus reservou para ele. Esta é mais uma diferença gritante entre a Corte e o Namoro.

Suponhamos que um jovem esteja apaixonado por uma moça e deseje muito agradá-la. E ele decide fazer isso pegando algumas jóias de outra moça, sem que esta veja. E com essas jóias roubadas ele presenteia a sua namorada. Há algo de errado nisso, as jóias não são dele.

Mas o rapaz diz irresponsavelmente: Eu te amo. Acontece que isso também é roubo. O problema é que o rapaz está querendo abençoar a moça com um sentimento que ele não sabe a quem pertence. Nós não podemos pegar algo que não é nosso e dar para alguém. Com essa postura roubamos Aquele que é dono de tudo. Se eu dou a minha carteira para alguém, tudo bem, porque ela é minha. Caso contrário, o que faço é roubo. Você também tem um dono, O seu dono é o Senhor Jesus. Mas de quem é o seu coração?

A Bíblia nos ensina que todos nós pertencemos a alguém, além do Senhor e de nossos pais. Em 1 Coríntios 7:4, o apostolo Paulo diz:

A mulher não tem poder sobre seu próprio corpo, e, sim, o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sem, a mulher.

Percebem? Segundo a Palavra, além de ser de Deus, o homem pertence ‘a sua esposa e a esposa pertence ao seu marido. Todavia, Deus certamente conhece quem é o seu cônjuge. Na verdade, embora não o conheça, cada jovem já o tem, já pertence a ele. Falta apenas a “escritura”. Então, todas as vezes que damos nossos corpos, corações ou sentimentos para alguém que não os nossos cônjuges, estaremos roubando nossos futuros cônjuges. Seu coração e o seu corpo não são desocupados, eles pertencem ao seu cônjuge. Se, no passado, eu dei meu corpo e o meu coração a uma pessoa, eu roubei a minha esposa. É como no caso das jóias que o rapaz pegou de outra pessoas para abençoar sua namorada em nome do amor. Ele não tinha o direito de dar para outra pessoa o que não lhe pertencia. Ele roubou a dona das jóias.

Quando jovem dá o seu corpo ou o seu coração para uma pessoa, ele rouba o seu cônjuge, que é o seu verdadeiro dono, E quem rouba, mais cedo ou mais tarde, será punido.

EXEMPLO DAS CADEIRAS

Qual é, então, a diferença entre uma pessoa solteira e uma casada? Sabemos que aos olhos de Deus, ambas pertencem a alguém. Pensem comigo. Elas são como duas cadeiras. Enquanto eu não havia me casado, esta cadeira, que sou eu, estava reservada para a Marília, que é minha esposa. A cadeira sou eu e a Marília, que é minha esposa, é a dona. Deus sempre soube disso. Então, antes de eu me casar com a Marília eu estava disponível? É claro que não. Estar disponível é estar para qualquer um. Eu estava reservado para Lea e agora que eu me casei, estou ocupado por ela, compreendem?

A diferença entre ser casado e estar solteiro é que o casado já está ocupado e o solteiro está reservado, ou seja, não esta disponível. Todavia, muitos jovens, que não são radicais em Deus, não tiveram revelação ainda desse princípio. E, em vez de se verem reservados para o seu cônjuge, se sentem disponíveis.

Sabe o que acontece com eles? Um monte de pessoas com calças sujas e sem modos começa a se sentar nessas cadeiras, ocupando-as de maneira indevida. Alguns ocupam por três meses; outros por um ano.

Radicais Livres, quando cada um de nós nasceu, Deus carimbou em cada um a marca RESERVADO. E Ele fez o mesmo com quem será o seu cônjuge. Muitos, por desconhecerem a Palavra de Deus, deixaram que pessoas as usassem ao se envolverem no Namoro mundano, com sexo na hora errada e tudo mais.

MENTALIDADES ERRADAS

Imagine um homem casado andando de mãos dadas e chamegos com uma mulher que não seja a sua esposa. Todos certamente dirão que é uma atitude errada. Muito bem, todos tem razão. Mas imaginemos a mesma situação com um rapaz solteiro. Ele está andando de mãos dadas e dando uns beijinhos em uma moça. O que isso tem a ver? É completamente diferente da outra situação porque ele é solteiro. Mas é aí que está o problema. Essa é uma mentalidade errada. O homem casado não pode, porque as pessoas não lhe pertencem. Porque alguém é solteiro todo mundo é seu e pode fazer o que bem quiser? A única diferença é que a situação do casado se agrava ainda mais pelo fato dele já ter uma esposa.

Alguns podem questionar: E se ela for a minha esposa? Reservada é uma coisa, pertencer mesmo, de fato, é só na hora em que você “se sentar”, ou seja, no casamento. A Bíblia diz que isso só acontece quando um homem se une a uma mulher e se torna um com ela. É como alguém reservar um carro em uma concessionária, mas não ir fechar o negócio. O carro ainda não é dele, porque ele ainda não o comprou. Ou seja, ainda não é o dono.

Lembrem-se de que não estamos colocando uma lei, mas apenas explicando alguns pontos á luz da Palavra de Deus. Compreendam que o fato de estar reservada não dá direito de usar ainda. Só poderemos usufruir dessa “cadeira” quando nos casarmos. A partir daí, dentro dos limites da Palavra de Deus, somos livres para fazer o que quisermos juntos. As vezes, meu coração se entristece por muitos irmãos que ainda não entenderam isso e vivem em sofrimento de alma.

Usar as pessoas não é amor. Esse comportamento deixa o coração das pessoas em frangalhos. E, na maioria dos casos, quando a moça se casa, ela não consegue confiar no marido. O coração dela está destruído. Ela não consegue confiar plenamente no marido porque cada um dos homens com quem ela namorou ficou com um pedaço do seu coração

VALORIZANDO O FUTURO

Vamos supor que, numa outra situação, tenhamos R$50.000,00 (cinquenta mil reais) para comprar um carro. Compraremos um carro zero ou uma Variant sem porta? No casamento acontece assim. Questionamos nosso cônjuge: Puxa! Foi assim que você se guardou pra mim? Eu lutei pra caramba para ter os cinquenta mil, me santifiquei e agora você está assim?

Daí vem o sofrimento no casamento. O casal acaba tendo um relacionamento cheio de crise e confusão, porque não houve santificação. O que era um sonho se tornou um inferno e tudo porque os jovens destruíram aquilo que ainda não lhes pertencia.

Fonte: Radicais Livres (Naor Pedroza)

_____________________________________________

CORTE X NAMORO – A importância dos relacionamentos.

Deus criou o homem para se relacionar. Por toda a Bíblia o Senhor nos fala de relacionamentos. Desde Gênesis (com Adão e Eva), passando pelos Evangelhos (onde vemos o Senhor Jesus investindo tempo no relacionamento pessoal com Seus discípulos), até o Apocalipse (nas Bodas do Cordeiro), vemos que a base da vida criada por Deus são os relacionamentos.

Em Mateus 22:35-40, vemos Jesus valorizar os relacionamentos ao ponto de resumir a Lei e os Mandamentos a apenas dois: Amar a Deus sobre todas as coisas; e Amar ao próximo como a si mesmo.

Vemos o Senhor trazer, nestes dias, uma mudança de mentalidade em relação aos relacionamentos para nossa geração. Todavia, os caminhos de Deus não seguem a lógica dos caminhos do mundo. O Senhor nos convida, agora, a uma mudança radical, de 180 graus, e quer nos levar a tomar uma decisão. Deus não está interessado simplesmente em restringir e cercear nossos prazeres. Na verdade, Ele que nos mostrar o caminho excelente, e nos levar a experiências amorosas em nível arrebatador no casamento. E então? Que caminho você quer trilhar: o de Deus ou o do mundo?

Quero crer que você escolherá o caminho de Deus. Mas uma vez que trilharemos o caminho de Deus, precisamos achar a porta de entrada: O amor. Amar é escolher o melhor para o próximo. Todavia, o conceito do mundo é encontrar alguém que nos faça felizes. É um conceito correto ou egoísta?

O conceito correto de amor para o casamento é encontrar alguém para que o façamos feliz. Ao se casar procurando aluem que irá fazê-lo feliz, você se casará motivado por um “amor egoísta”. O casamento não foi projetado por Deus apenas para satisfazê-lo.

PELOS FRUTOS SE CONHECE A ÁRVORE.

A Bíblia diz que pelos frutos se conhece uma árvore. Os casamentos, em grande parte, são frutos do tempo do Namoro: o tempo de se construir fundamentos. Nessa fase, se toma uma das maiores decisões de nossas vidas: o casamento. Agora, vejamos os frutos que essa “’Arvore do Namoro” tem produzido. Certamente, Deus tem uma árvore melhor, um caminho excelente, que nos levará a colher casamentos que valham a pena serem vividos.

Em meio a esses conceitos, encontramos um outro pensamento que também não é a vontade de Deus: “o Namoro Cristão”, apenas um ajuste do Namoro mundano. Um pequeno ajuste apenas em relação ao sexo, isto é, nós nos convertemos e aprendemos que agora podemos continuar namorando, apenas não mais praticamos sexo, tomando cuidado, nos abstendo do ato sexual.

Contudo, as fornicações, os beijos, os abraços longos e as carícias continuam valendo. Esse “Namoro Cristão” é apenas uma tentativa frustrada de adaptar o padrão mundano de relacionamento. O seu final é tão trágico e até pior que o do Namoro mundano, pois muitos deles terminarão em gravidezes indesejadas, corações partidos, pessoas frustradas e até situações piores, como a violência familiar.

No livro Corte X Namoro você pode descobrir que tanto a fornicação quanto a santidade são caminhos distintos, que devem ser tomados e seguidos, e não apenas linhas divisórias colocadas como limites para os relacionamentos. Cada caminho levará a um destino diferente. A decisão será sua. Quero profetizar a sua escolha em Deus e que você se prepare para viver dias felizes na sua vida e no seu casamento.

_____________________________________________

“Eu Escolhi Esperar” É um movimento de santidade no namoro cresce entre jovens cristãos

A campanha “Eu Escolhi Esperar” – é uma mobilização que tem o objetivo de fortalecer, encorajar, apoiar e dar suporte àqueles que abraçaram a vontade de Deus para suas vidas – tem ganhado força em todo o país e traz como versículos tema desta campanha 1 Tessalonicense 4  vs.3 –“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição;”  e vs4 –“que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra,”. Se você ainda não entendeu, calma que eu te explico. Trata-se da decisão de esperar no Senhor o tempo, a pessoa e a forma certa para os relacionamentos.

Clique no link abaixo e assista ao vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=8bTsEzPfb2M

Em breve mais vídeos na nossa página de vídeos. Aguarde!

Deixe um comentário